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A proposta curricular está pautada nos direitos de aprendizagem e nos campos de experiência, de acordo com a Base Nacional Curricular Comum (BNCC).
A grande novidade da BNCC para a Educação Infantil é a ampliação do “cuidar, educar e brincar” para cinco campos de experiência, os quais consideram que a criança aprende e se desenvolve em todos os momentos e não apenas em atividades pedagógicas tradicionais.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) dá um salto histórico ao reconhecer a Educação Infantil como uma etapa essencial e estabelecer direitos de aprendizagem para crianças de 0 a 5 anos. O documento também inova ao reconhecer essa etapa da Educação Básica como fundamental para a construção da identidade e da subjetividade da criança. “O importante é criar condições para a formulação de perguntas.
As crianças precisam pensar sobre o mundo ao seu redor, desenvolver estratégias de observação, criar hipóteses e narrativas. A sistematização dos conceitos só precisa acontecer na etapa do Ensino Fundamental”, afirma Silvana Augusto, assessora pedagógica de redes municipais de ensino para o segmento de Educação Infantil e formadora do Instituto Singularidades.
A BNCC de Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem. Para contemplá-los, o educador precisa sempre tê-los em mente para garantir que as experiências propostas estejam de acordo com os aspectos considerados fundamentais no processo.
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